"Educar em função das situações actuais, significa educar em função das situações futuras"

Prof. Doutor Avelino Bento

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Fotos do Decorrer das Actividades - 1º momento

Esta foi uma recolha efectuada ao longo de todas as actividades.
Aqui fica um registo de algumas das imagens retratando a nossa tarde.

Dinamicas de Animação

Aqui preenchemos os espaços de transição e impomos uma dinamica fluida ás actividades com todo o grupo.
O Gonçalo era o dinamizador.





Fantoches

A Ana Cristina e a Ligia aprentaram um espetáculo de Dedoches (Fantoches de dedos)! A personagem principal era o Peixe Riscas, que não se lavava... Saibam o que aconteceu!



Peixe Riscas Verde

Certo dia, no mar grande e azul, depois de uma noite agitada e muitas ondas, acordou o rei do mar, o polvo, e recomendou ao cavalo marinho:
- Amigo cavalo, estou cansado e preciso dormir um pouco. Tome conta do mar e não o deixe ficar sem brilho.
O Cavalo-marinho levantou-se sem demora. Bateu palmas e chamou todos os seus amigos.
- Depressa, amiguinhos, dizia ele. Depressa! Lavem-se ligeiro e escovem-se para brilharem bastante. Lembrem-se de que temos que tornar nosso mar azul e brilhante!
Os animas do mar apareceram correndo e todos, muito alegres, começaram a lavar-se e a escovar-se. E, coisa maravilhosa, `a medida que se limpavam, brilhavam cada vez mais. E como ficavam lindos!
Todas não: havia um que estava feio, ainda muito sujo! Era o peixinho riscas verde.
O Cavalo-marinho logo que o viu, falou zangado:
- Vem cá, Riscas Verde. Como é que estás assim tão sujo, tão cheio de limos?
O Riscas Verde estremeceu de medo e respondeu atrapalhado:
- É que ontem eu estava a brincar, a escorregar nas rochas e fiquei cheio de limos...
- Ontem? Que vergonha! Então dormis-te assim? Não faças mais isso! E limpa-te depressa, que estás muito atrasado.
O riscas saiu ligeiro de perto do cavalo marinho e, enquanto andava, resmungava:
- Não gosto de me lavar! Não gosto de me escovar! Não quero andar limpo!
- Não digas tal coisa! Disse-lhe o amigo caranguejo. Não sabes, então, que quando estamos limpinhos o nosso brilho é visto do céu? A estas horas todas as estrelinhas devem estar a olhar para nós, achando nosso mar lindo!
Mas, nem assim o Riscas quis ficar limpo e fugiu depressa, toda sujo, tentando esconder-se do Cavalo-marinho.
Escureceu mais ainda e o mar reluzia. No entanto, havia um cantinho escuro onde nada brilhava. Era o lugar do peixinho Riscas Verde, lá estava ele, mas tão sujo, que ninguém podia ver. E assim estava o mar, quando no meio da noite, apareceu o caranguejo gritando:
- Vem ai uma grande corrente!
- Depressa, depressa! Falou o Cavalo-marinho. Agarrem-se bem ás rochas para não serem levados.
E os animais muito nervosos, corriam de um lado para o outro lá até encontrarem um sitio onde se agarrarem.
o cavalo marinho contou-os .Faltava um! Quem será?..O riscas Verde!
Onde estaria ele? O cuidadoso Cavalo-marinho olhou para uma lado e para o outro. Nada! Não via coisa alguma
Então suspirou muito triste, procurando agarrar-se á rocha. Lá, no cantinho escuro do mar estava o Riscas, com muito medo da corrente. Ele não queria ser levado pela forte corrente, mas não conseguia ver o caminho para voltar para sua casa.
- Ah! Se o Cavalo-marinho me visse, ele me viria buscar! Dizia, chorando. Mas, assim como estou sujo, ninguém me vê! Nunca mais eu ficarei sujo, nunca mais!
Nisto aconteceu uma coisa maravilhosa! Enquanto ele chorava, lágrimas foram escorregando pelo seu rosto, lavando-o. E começou a brilhar e seu brilho foi se espalhando pelo mar. Do lugar onde estava, o Cavalo-marinho viu aquelas riscas e todo contente e, gritou bem alto:
- Vem, riscas, aqui está uma rocha gigante! Corre a corrente vem a caminho!
O riscas, ouvindo a voz do Cavalo-marinho, olhou e viu a rocha grande iluminada agora pelo seu brilho verdinho. Correu depressa e escondeu-se bem escondidinho. E corrente passou e levou tudo. Enquanto a corrente passava, o Riscas foi depressa tomar banho e escovar-se para que brilhasse como os outros amiguinhos.
Quando a corrente parou, o Riscas saiu correndo de trás da rocha grande. E lá no céu, as estrelas comentavam que o mar estava lindo!
Logo todos os animais foram saindo de trás da rocha e espalharam-se no mar, brilhando cada uma em seu lugar.
Porém, entre todos, o Riscas chamava a atenção, pelo seu brilho diferente, de linda cor verde.
E, desde esse dia em diante, logo que se levantava, o Riscas dizia:
- Limpinho eu sou. E com razão. Pois gosto da água. E do sabão!

Conto Com Tapete

A Maria apresenta o seu conto "O Polegarzinho" seguido de pinturas.





Polegarzinho
Era uma vez um casal de lenhadores que vivia na floresta muito longe da cidade. Este casal tinha sete filhos, e o seu sétimo filho nasceu tão pequenino que os pais lhe deram o nome de polegarzinho. Era uma família muito pobre e naquela altura não havia lenha na floresta para eles cortarem e poderem vender às pessoas da cidade. Então um dia os seus pais saíram cedo para trabalhar, mas ainda a meio da manhã regressaram a casa. Quando chegaram o pai disse para a mãe:
- Querida amanhã tenho de levar os nossos filhos para a cidade, lá alguém os há-de recolher e dar-lhes comida, pois nós já quase não temos comida para lhes dar!
- Tens razão meu querido é para bem dos nossos filhos!
Mas o polegarzinho era o mais novo mas o mais esperto dos irmãos e queria sempre saber tudo e ele assim que ouviu uns sussurros na rua foi ver à janela o que era e ouviu a conversa todas dos pais. Então os pais entraram em casa e o pai disse:
- Por hoje já trabalhámos filhos, querem ir até à floresta dar um passeio?
E todos aceitaram logo a proposta do pai, muito contentes, menos o polegarzinho, não ficou contente porque já sabia o que se passava, mas foi na mesma! Lá vão eles pela floresta a brincar e a saltar cheios de alegria e o polegarzinho ia atrás muito cabisbaixo mas ia deixando pelo caminho migalhas de um pedaço de pão que lhe tinha sobrado do pequeno-almoço e ele guardou no bolso de propósito. Um pássaro que andava a voar pela floresta vê as migalhas de pão e diz:
- Olha que belas migalhas parece que não são de ninguém e eu estou cheio de fome, vou come-las!
A certa altura o pai apanhou os filhos distraídos e foi-se embora deixando-os sozinhos na floresta. Quando eles perceberam que estavam sozinhos ficaram tristes e começaram a chorar e o polegarzinho a pensar que estava tudo resolvido disse:
-Não se preocupem irmãos, eu tenho a solução. Sei como vamos voltar para casa, venham atrás de mim!
Começaram a andar, o polegarzinho deu uns passos para a direita, e não vê nada, deu uns para a esquerda e nada. Andou mais para e frente e disse:
- Oh não! Comeram as minhas migalhas todas, agora sim estamos perdidos na floresta e não sei como vamos voltar para casa!
E começaram todos outra vez a chorar, menos o polegarzinho que nunca baixa os braços:
- Então não podemos ficar aqui a chorar, vamos pôr-nos a caminho por uma destas estradas, alguma solução se há-de arranjar!
E lá foram todos pela floresta. Chegou a hora do almoço e eles não encontraram ninguém na floresta, andaram mais, já estavam cheios de fome, sede e nada. Até que o sol se escondeu, eles continuavam pela estrada fora. Até que:
- Olhem uma luz ali ao fundo, vamos, vamos ver o que é! – disse um dos irmãos. Quando chegaram ao local de onde vinha a luz dizem:
- Que grande casa aqui no meio destas árvores todas, vamos já bater à porta.
Bateram à porta, veio uma velhota abrir e disse-lhes:
- O que é que vocês estão aqui a fazer? Esta é a casa do papão das botas, ele não quer cá ninguém, se ele chega e vos vê aqui nem sei como vai ser!
- Oh que má noticia nos dá minha senhora, nós estamos sozinhos e se não nos deixa entrar os lobos da floresta vão comer-nos, ou nós morremos de fome e de cansaço! – disse o polegarzinho a chorar. A velhota teve pena daqueles sete irmãos e disse-lhes:
- Então eu vou deixar-vos entrar, mas com uma condição, amanhã assim que o sol nascer vocês têm de ir embora pode ser?
E eles como não tinham outra solução aceitaram. Entraram a velhota levou-os à cozinha, eles comeram tudo o que quiseram até encherem a barriga, porque aquela casa estava cheia de fartura. Depois a velhota ainda lhes disse:
- Xiu… Não podem fazer barulho o papão das botas tem sete filhas que estão a dormir lá em cima, elas são pequeninas como vocês, mas já são tão más como o pai. Se sabem que vocês estão aqui vão logo contar-lhes!
Depois de comerem a velhota foi deitá-los. Quando estava tudo em silêncio o polegarzinho que era o mais espertalhão e queria sempre saber tudo, ele viu que os seus irmãos já estavam a dormir e decidiu ir dar volta àquela casa toda. Rebuscou tudo, também abriu a porta do quarto das filhas do papão, e elas nem deram pelo polegarzinho. Até que chegou ao sótão do papão das botas, o sótão era grande e o polegarzinho viu tudo, inclusive uma grande arca que o polegarzinho logo abriu e disse:
- Que grande fortuna está nesta arca, vou já contar aos meus irmãos!
Quando o polegarzinho estava a chegar ao quarto para contar aos irmãos ouviu a porta abrir e uma voz dizer:
- Já cheguei velha, espero que o meu jantar esteja na mesa, tenho muita fome, quero comer e dormir!
O polegarzinho ficou muito assustado! Chegou perto dos irmãos e disse-lhes:
- Acordem, acordem…o papão das botas chegou mas eu tive uma ideia. Venham atrás de mim. Cada um de nós vai esconder-se debaixo de uma das camas das filhas do papão.
Assim fizeram, mas o papão começou a cheirar o ar e a dizer:
- Oh velha cheira-me a gente estranha aqui em casa, quem andas-te a meter aqui sem eu saber?
- Deve ser impressão sua. – Disse a velha.
- Impressão minha? Vou já dar volta a esta casa toda, se encontrar alguém estranho aqui em casa dou cabo de quem quer que for!
O papão começou a volta a casa pelo sótão, porque tinha lá a fortuna. Viu as casas todas, foi ao quarto das filhas, mas nem viu os sete irmãos. Foi então para a cozinha a pensar:
- Hum, desta vez enganei-me, mas nesta casa ninguém entra sem minha autorização!
Jantou, foi para o quarto, tirou as suas grandes botas, deitou-se em cima da cama e adormeceu! O polegarzinho quando percebeu que o papão já esteva a dormir disse aos seus irmãos:
- Agora venham atrás de mim ver o que eu encontrei!
Levou os irmãos ao sótão para lhes mostrar a fortuna, de seguida foi ao quarto do papão, viu que já esteva a dormir, até ressonava! Levou as suas grandes botas para o sótão:
- Tive uma ideia, o papão é mau e não quer ajudar ninguém mas os nossos pais precisem de ajuda, então amanhã assim que amanhecer colocamos a fortuna do papão nestas botas, vamos para a floresta e havemos de encontrar a nossa casa!
Adormeceram no sótão, cada um para seu lado. Assim que o sol nasceu, lá foram eles com a fortuna às costas. Levaram o dia a caminhar pela floresta. Só quando anoiteceu é que conseguiram ver uma luz ao fundo da floresta. Era a casa deles! Quando chegaram os pais ficaram muito felizes por terem os seus filhos de volta. Os sete irmãos contaram toda a história aos pais e deram uma grande lição ao papão!

Convidados de Honra

As "Pedrinhas de Arronches" Brindaram-nos com a sua jovialidade e bom humor. Aqui fica o registo.










Avaliação dos Momentos

Primeiro Momento
A avaliação foi levada a cabo durante o decorrer das actividades. O feedback das crianças e docentes foi-nos de extrema importancia e utilidade.
Foi nesta simbiose que se criaram estratégias de parceria e dinâmica para que fosse levado a bom porto as actividades e o seu desenvolvimento.
No final do dia, e com todas as crianças e docentes reunidos, pudemos então fazer uma avaliação empirica e informal.
Dessa avaliação decorreram informações muito positivas, vinculadas pela opinião dos docentes expressas num claro sinal de gratidão e contentamento.
As crianças partilharam da opinião dos professores.
De notar que as avaliações foram feitas em momentos diferentes.
Reunidas no palco as crianças deram as suas opiniões, quando lhe perguntamos. Por outro lado os Docentes tomaram a inciativa, de forma claramente pro-activa, e informaram o grupo da sua satisfação e interligação das actividades.
O nosso projecto deixou um caminho aberto e facilitado para a criação de ateliers nos diferentes espaços do Centro Lúdico.



Segundo Momento


A avaliação foi feita no decorrer das actividades. Não houve um momento específico, já que as nem as crianças, nem as actividades se prestavam para o fazer. O ritmo rápido imposto pelos animadores foi de fulcral importância para que não existisse uma dispersão.


Algumas das actividades podiam ter sido melhor planeadas e executadas, mas sempre conseguimos desenvolver estratégias para lidar com o imprevisto. Ainda assim as crianças são o nosso melhor juiz, e por várias vezes perguntaram se voltariamos. Para nós um claro sinal de bom trabalho. Esperemos ter deixado uma porta aberta para que se forme um "grupo de pressão" interno que mostre que a escola são mais que meras salas onde se lecciona.


Workshop de Dança

Aqui vemos o Pedro Candeias a dinamizar o workshop de Dança com as crianças do ensino Primário e Pré-Escolar.












Realização do Projecto - 1º Momento

As actividades iniciaram ás 14h00.



Para além do Ensino Primário, fomos solicitados no local, para que integrassemos o Pré-Escolar de todo o conselho de Arronches, a saber: Barulho, Mosteiros, Esperança e Arronches.
O grupo prontamente acedeu ao pedido, integrando os pré-escolares com as primárias.
A actividade decorreu sem incidentes apesar de o numero de participantes ter subido exponencialmente (de 105 alunos iniciais, para 160), o que se traduziu num acréscimo de quase mais 30% de crianças por grupo.
Este primeiro momento desenvolveu-se em circuito de rotatividade, em que o grande grupo do Ensino Primário foi dividido em 4. Nesses quatro grupos foram integrados os Pré-escolares.
O circuito foi desenhado da seguinte forma:
Dança -> Fantoches -> Origamis -> Conto.

Terminou-se com a apresentação do Grupo "Pedrinhas de Arronches", seguido de uma coreografia conjunta entre todos os participantes, incluindo os Professores, Auxiliares, Técnicos e Alunos de ASC.

Fomos congratulados pelo pessoal docente pela forma como conduzimos e dinamizamos todas as actividades.

Aqui podemos visualizar os videos fianis do primeiro momento.








Todas as actividades têm uma página própria com os videos dos Workshops/Ateliers/actividades próprias.

Preparação da Intervenção

No dia 30 de Maio o grupo rumou caminho a Arronches. O projecto consistia em dois momentos distintos, mas integrados.
O primeiro momento, de manhã, seria desenvolvido na Escola Básica 2,3 N.Srª da Luz de Arronches, e o segundo no Centro Lúdico / Cultural pela tarde.
Devido a imprevistos aos quais somos alheios, o primeiro momento foi adiado para Quarta-Feira, dia 4 de Junho.
Aqui mostra-se um pequeno filme com a preparação do projecto, entre as 9h30 e as 12h00.

Anexos

Cartas:
Carta de Apresentação

Exmo. Sr.
Director do Centro Lúdico de Arronches,
Somos um grupo de estudantes do curso de Animação Sócio-Cultural, da Escola Superior de Educação de Portalegre. Estamos a terminar a licenciatura e é no contexto da disciplina de Projecto – sob a orientação do Prof. Doutor Avelino Bento – que solicitamos a colaboração de V. Exa. e da instituição que dirige.
O nosso Projecto consiste na realização de um dia de actividades de desportivas e culturais com um grupo de crianças. Nesse sentido, gostaríamos de contar com a colaboração do Centro Lúdico de Arronches na cedência das instalações e na promoção das actividades junto das Escolas do concelho. A data necessária para a realização desta iniciativa é 30 de Maio, de manhã e de tarde.
Ao longo da preparação e execução do Projecto será dinamizado um blogue na Internet, com todos os detalhes, que poderá ser consultado sempre que V. Exa. o desejar.
Prometemos um trabalho sério e profissional, garantindo um total compromisso para que as crianças de Arronches tenham um dia cheio de vida e boa disposição!
Enviamos os nossos melhores cumprimentos,
Portalegre, 15 de Abril de 2008
(Ana Borges) (Gonçalo Gama) (Lígia Romeiro) (Maria Sequeira) (Pedro Candeias)



Carta ofício Tipo (GNR, Bombeiros)

Exmo. Sr.
Comandante da Corporação de Bombeiros de Arronches,
Somos um grupo de estudantes do curso de Animação Sócio-Cultural, da Escola Superior de Educação de Portalegre. Estamos a terminar a licenciatura e é no contexto da disciplina de Projecto – sob a orientação do Prof. Doutor Avelino Bento – que solicitamos a colaboração de V. Exa. e da instituição que dirige.
O nosso Projecto consiste na realização de um dia de actividades desportivas e culturais com um grupo de crianças do concelho de Arronches – o nosso será realizado no Centro Lúdico de Arronches e contará com a colaboração da Escola B2, 3 de Arronches. Nesse sentido, gostaríamos de contar com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Arronches para garantir a segurança do evento. A data de realização desta iniciativa será 30 de Maio, de manhã e de tarde.
Ao longo da preparação e execução do Projecto será dinamizado um blogue na Internet, com todos os detalhes, que poderá ser consultado sempre que V. Exa. o desejar.
Prometemos um trabalho sério e profissional, garantindo um total compromisso para que a segurança do evento não seja posta em causa!
Enviamos os nossos melhores cumprimentos,
Portalegre, 1 de Maio de 2008
(Ana Borges) (Gonçalo Gama) (Lígia Romeiro) (Maria Sequeira) (Pedro Candeias)

Carta Pedido de Colaboração do Agrupamento de Escolas

Exmo. Sra.
Directora da Escola B2, 3 de Arronches,
Somos um grupo de estudantes do curso de Animação Sócio-Cultural, da Escola Superior de Educação de Portalegre. Estamos a terminar a licenciatura e é no contexto da disciplina de Projecto – sob a orientação do Prof. Doutor Avelino Bento – que solicitamos a colaboração de V. Exa. e da instituição que dirige.
O nosso Projecto consiste na realização de um dia de actividades desportivas e culturais com um grupo de crianças – o nosso será realizado no Centro Lúdico de Arronches. Nesse sentido, gostaríamos de contar com a colaboração da Escola B2, 3 de Arronches na participação dos seus alunos. A data de realização desta iniciativa será 30 de Maio, de manhã e de tarde.
Ao longo da preparação e execução do Projecto será dinamizado um blogue na Internet, com todos os detalhes, que poderá ser consultado sempre que V. Exa. o desejar.
Prometemos um trabalho sério e profissional, garantindo um total compromisso para que as crianças de Arronches tenham um dia cheio de vida e boa disposição!
Enviamos os nossos melhores cumprimentos,
Portalegre, 1 de Maio de 2008
(Ana Borges) (Gonçalo Gama) (Lígia Romeiro) (Maria Sequeira) (Pedro Candeias)

Divulgação

Cartaz Promocional (A4 e A3)








Convite:

Convite

O grupo organizador do Projecto "Arronches em Movimento – O despertar dos sentidos…", inserido no âmbito da licenciatura em Animação Sócio-Cultural da Escola Superior de Educação de Portalegre, tem o prazer de convidar V. Exa. a testemunhar esta iniciativa de final de curso. O Projecto realizar-se-á nos dias 30 de Maio e 4 de Junho de 2008 no Concelho de Arronches, em colaboração com a Câmara Municipal de Arronches, o Centro Lúdico de Arronches, o Agrupamento de Escolas de Arronches, a Escola de Música de Arronches e o Grupo "Pedrinhas de Arronches".

O programa de actividades será o seguinte:

30 de Maio – 14h00 (Centro Cultural de Arronches)
Dança
Fantoches
Conto Tradicional
Origami
Actuação do Grupo "Pedrinhas de Arronches"
Actuação da Escola de Música de Arronches


4 de Junho - 14h30 (Escola Básica Integrada de Arronches)
Dança
Desportos de Aventura


Seria para nós uma honra contar com a presença de V. Exa.

Enviamos os nossos respeitosos cumprimentos,


Portalegre, 26 de Maio de 2008


Ana Borges Gonçalo Gama Lígia Romeiro Maria Sequeira Pedro Candeias

Recursos Humanos

Recursos Humanos
  • 5 Alunos de Animação Sócio-Cultural;
  • Técnico de Som e Palco;
  • Técnico de Biblioteca do Centro Cultural;
  • Técnico de Informática do Centro Cultural;
  • 2 Técnicas do Centro Lúdico e Ambiental;
  • Professores;
  • Auxiliares;
  • Conselho Executivo da Escola Superior de Educação de Portalegre;

Equipamentos

Equipamentos:
  • Centro Lúdico de Arronches
  • Escola B 2, 3 N. Srª da luz
  • Centro Cultural de Arronches

Recursos Materias

Material utilizado para a realização das Actividades propostas:
  • Folhas de papel, lápis de cor e de cera (Atelier de Origamis);
  • Papel de cenário, folhas para colorir, lápis de cor (Fantoches);
  • Canetas de Feltro, lápis de cera, lápis de cor, e material de trabalhos manuais ;
  • Tapete, folhas de papel impressas com a história e folhas para colorir, lápis de cor (Conto com Tapetes);
  • P.A. (Power Amplifier), Cd's, Microfone wireless (Workshop de Dança).
  • Dedoches (Fantoches para dedos)

Agradecimentos

O Grupo deseja agradecer a todos os participantes por toda a sua ajuda, paciência, e disponibilidade.
A todos os auxiliares, pais, avós, técnicos e pessoal do Centro Lúdico e do Centro Cultural.
À Câmara Municipal de Arronches, na pessoa da Drª Emília Costa - Vereadora da Cultura, à Directora do Agrupamento de Escolas, Drª Ana Maria Reis, e aos Professores de Educação Fisíca que tão prontamente se disponibilizaram para participar, e integrar este projecto.
Ao Grupo "Pedrinhas de Arronches", que nos brindou com um espirito jovem e irreverente, acompanhado de uma actuação memorável.
Às Drª Goretti e Lurdes Semedo pelas suas incotáveis horas de trabalho em conjunto com o grupo.
Ao Prof. Dr. Avelino Bento por todo o apoio, compreensão e orientação, no decorrer do projecto.

Um Agradecimento em Especial ás centenas de Crianças, seus professores e auxiliares, que participaram neste projecto e que tão profundamente nos marcaram.

A todos Vós o nosso Muito Obrigado!