"Educar em função das situações actuais, significa educar em função das situações futuras"

Prof. Doutor Avelino Bento

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Avaliação dos Momentos

Primeiro Momento
A avaliação foi levada a cabo durante o decorrer das actividades. O feedback das crianças e docentes foi-nos de extrema importancia e utilidade.
Foi nesta simbiose que se criaram estratégias de parceria e dinâmica para que fosse levado a bom porto as actividades e o seu desenvolvimento.
No final do dia, e com todas as crianças e docentes reunidos, pudemos então fazer uma avaliação empirica e informal.
Dessa avaliação decorreram informações muito positivas, vinculadas pela opinião dos docentes expressas num claro sinal de gratidão e contentamento.
As crianças partilharam da opinião dos professores.
De notar que as avaliações foram feitas em momentos diferentes.
Reunidas no palco as crianças deram as suas opiniões, quando lhe perguntamos. Por outro lado os Docentes tomaram a inciativa, de forma claramente pro-activa, e informaram o grupo da sua satisfação e interligação das actividades.
O nosso projecto deixou um caminho aberto e facilitado para a criação de ateliers nos diferentes espaços do Centro Lúdico.



Segundo Momento


A avaliação foi feita no decorrer das actividades. Não houve um momento específico, já que as nem as crianças, nem as actividades se prestavam para o fazer. O ritmo rápido imposto pelos animadores foi de fulcral importância para que não existisse uma dispersão.


Algumas das actividades podiam ter sido melhor planeadas e executadas, mas sempre conseguimos desenvolver estratégias para lidar com o imprevisto. Ainda assim as crianças são o nosso melhor juiz, e por várias vezes perguntaram se voltariamos. Para nós um claro sinal de bom trabalho. Esperemos ter deixado uma porta aberta para que se forme um "grupo de pressão" interno que mostre que a escola são mais que meras salas onde se lecciona.