"Educar em função das situações actuais, significa educar em função das situações futuras"

Prof. Doutor Avelino Bento

terça-feira, 27 de maio de 2008

Associações Locais - Intervenientes no Projecto

Pedrinhas de Arronches

O Grupo das Pedrinhas de Arronches surgiu por acaso nos anos oitenta, quando um grupo de amigos que na altura integrava a tocata do Rancho Folclórico de Arronches, decidiram fazer música com pedras das ribeiras que banham a Vila de Arronches.
No início a intenção era apenas a mera participação no concurso de televisão, aproveitando velhos conhecimentos desta primitiva arte de executar música com pedras, ainda praticada pelo Tio Joaquim da moagem e pelo Senhor Carlos Maurício.
Logo na primeira actuação na RTP1, a surpresa foi geral, tendo conquistado a admiração e o carinho dos espectadores. Nos últimos anos a sua música fez parte de centenas de espectáculos do norte a sul de Portugal, Espanha, França e Comunidades Portuguesas de Canadá, assim como de diferentes estações de rádio e televisão Portuguesas e estrangeiras.
De forma a preservar este velho saber alguns jovens Arronchenses passaram a integrar o Grupo das Pedrinhas, tendo ainda recentemente dado provas do conhecimento adquirido na difícil arte de executar música com simples pedras de ribeira, na última edição do popular concurso "Bravo Bravíssimo", realizado em Lisboa no Coliseu dos Recreios, onde actuaram com um enorme sucesso.
Actualmente alguns membros mais idosos deste grupo, como por exemplo o Tio Joaquim da moagem, já não pode acompanhar o grupo nas suas deslumbrantes actuações, mas sabiamente souberam transmitir a arte que herdaram dos seus antepassados, a estes jovens que hoje conservam viva a tradição de acompanhar belas (modas de saias), ao som das pedras da ribeira.
Quanto ao futuro o Grupo das pedrinhas de Arronches vai continuar a trabalhar de forma a manter a tradição e a dignificar Arronches. Como velha aspiração gostaria a direcção e membros deste grupo vir a editar no futuro um CD, de forma a registar esses mágicos sons extraídos das pedras saibamente tocadas pelo Tio Joaquim da moagem e o Senhor Carlos e outros restantes membros do Grupo das Pedrinhas.




Associação Escola de Música de Arronches

A Associação Escola de Musica de Arronches, foi fundada em 20/03/1990, através de escritura pública realizada nesse dia no Cartório Notarial de Arronches, tendo sido publicada no Diário da Republica, III Série Nº 192, de 21/08/90, fazendo parte dos seus órgãos sociais, a assembleia-geral, concelho Fiscal e Direcção.
Actualmente a Associação encontra-se sedeada em instalações cedidas a título de empréstimo pela Câmara Municipal de Arronches, tendo a sua fundação partido da carolice e gosto pela música de um grupo de Arronchenses que se uniram juntando esforços e ultrapassando dificuldades.
A Associação Escola de Musica de Arronches, ocupa um espaço cultural significativo na nossa região, através da divulgação da cultura dos usos e costumes e tradições do Alentejo e da nossa terra, Arronches, que Luís de Camões narrou na sua obra épica "Os Lusíadas", e também dar uma ocupação salutar aos jovens do Concelho através da aprendizagem da música.
Presentemente frequentam as aulas de solfejo e prática musical, cerca de 40 alunos, na sua maioria jovens, que ocupam desta forma os seus tempos livres, fazendo alguns deles parte do grupo existente nesta Associação que se designa: "Verde-Maio".
O grupo Verde Maio executa música tradicional Portuguesa, que tem levado a nossa terra a muitos e variados pontos do País, participando em Festas, Romarias, e espectáculos de solidariedade, divulgando assim a nossa música tradicional, tendo já gravado o seu trabalho em cassete áudio e CD, intitulado "Nossa Vida Alentejana".
Quanto à Banda é também uma grande aspiração que os jovens da Escola de Musica pretendem levar em frente visto que o grupo de música Verde Maio lhes deu um grande exemplo e lhes deu o seu apoio ao serem colegas na Escola de Musica.

Caracterização do Centro Lúdico



O Centro Lúdico de Arronches começou a funcionar no ano de 2002. Este é um espaço dedicado à população mais jovem onde cada um pode dar largas à sua imaginação e criatividade, tendo à sua disposição um leque de actividades variadas que são orientadas pelos monitores do espaço.Sendo um espaço para crianças tudo é elaborado de uma forma divertida e cativante para que o espaço se transforme num lugar de diversão, alegria e aprendizagem.

O Centro Lúdico possui vários espaços, todos eles decorados pelas crianças e onde podem desenvolver as suas actividades, são eles: a biblioteca Infantil; a casinha; a sala de Animação de leitura; a oficina; a sala de Jogos e espaços Comuns. Na Biblioteca Infantil as crianças têm à sua disposição uma grande quantidade de livros para requisição repartidos por três temas principais: era uma vez, aprende como se faz e conhecer. A Biblioteca está organizada por cores para se tornar mais apelativa e acessível para os mais novos. Para além dos livros as crianças também têm à sua disposição filmes e cd´s que somente podem visionar no local. A casinha, este espaço é composto por uma casinha que é decorada segundo o gosto das crianças, representando o que elas quiserem e onde podem dar largas à sua imaginação e criatividade, estando as paredes pintadas com desenhos infantis para tornar mais apelativo este pequeno espaço repleto de magia.A sala de Animação de leitura é dedicada à apresentação de histórias em formato digital aos mais novos sendo todo o espaço arranjado e decorado pelos monitores e crianças, de acordo com a animação de leitura que está a ser apresentada. A animação de leitura é diferente a cada ano lectivo.Na oficina as crianças podem fazer diversos Ateliers: construção de origamis, pinturas, colagens, desenhos, entre muitas outras actividades. As pinturas e desenhos feitos pelas crianças estão a decorar este espaço e, posteriormente, levam os trabalhos realizados para casa.As crianças podem fazer diversos jogos, consoante o seu gosto: jogos tradicionais, jogos didácticos e até jogos construídos por eles na sala de jogos.As paredes deste espaço estão decoradas com desenhos e pinturas feitos pelas crianças.Os espaços comuns também constituem lugares de diversão para os mais pequenos, estando decorados com trabalhos realizados pelos mesmos: desde pinturas na parede, quadros, pinturas em azulejos, trabalhos com papel de cenário, etc. Para além disso, ao longo do chão estão desenhados jogos como a macaca e o jogo do galo. No corredor há ainda uma estrutura de madeira com figuras onde as crianças podem tirar fotografias.