"Educar em função das situações actuais, significa educar em função das situações futuras"

Prof. Doutor Avelino Bento

terça-feira, 27 de maio de 2008

Associações Locais - Intervenientes no Projecto

Pedrinhas de Arronches

O Grupo das Pedrinhas de Arronches surgiu por acaso nos anos oitenta, quando um grupo de amigos que na altura integrava a tocata do Rancho Folclórico de Arronches, decidiram fazer música com pedras das ribeiras que banham a Vila de Arronches.
No início a intenção era apenas a mera participação no concurso de televisão, aproveitando velhos conhecimentos desta primitiva arte de executar música com pedras, ainda praticada pelo Tio Joaquim da moagem e pelo Senhor Carlos Maurício.
Logo na primeira actuação na RTP1, a surpresa foi geral, tendo conquistado a admiração e o carinho dos espectadores. Nos últimos anos a sua música fez parte de centenas de espectáculos do norte a sul de Portugal, Espanha, França e Comunidades Portuguesas de Canadá, assim como de diferentes estações de rádio e televisão Portuguesas e estrangeiras.
De forma a preservar este velho saber alguns jovens Arronchenses passaram a integrar o Grupo das Pedrinhas, tendo ainda recentemente dado provas do conhecimento adquirido na difícil arte de executar música com simples pedras de ribeira, na última edição do popular concurso "Bravo Bravíssimo", realizado em Lisboa no Coliseu dos Recreios, onde actuaram com um enorme sucesso.
Actualmente alguns membros mais idosos deste grupo, como por exemplo o Tio Joaquim da moagem, já não pode acompanhar o grupo nas suas deslumbrantes actuações, mas sabiamente souberam transmitir a arte que herdaram dos seus antepassados, a estes jovens que hoje conservam viva a tradição de acompanhar belas (modas de saias), ao som das pedras da ribeira.
Quanto ao futuro o Grupo das pedrinhas de Arronches vai continuar a trabalhar de forma a manter a tradição e a dignificar Arronches. Como velha aspiração gostaria a direcção e membros deste grupo vir a editar no futuro um CD, de forma a registar esses mágicos sons extraídos das pedras saibamente tocadas pelo Tio Joaquim da moagem e o Senhor Carlos e outros restantes membros do Grupo das Pedrinhas.




Associação Escola de Música de Arronches

A Associação Escola de Musica de Arronches, foi fundada em 20/03/1990, através de escritura pública realizada nesse dia no Cartório Notarial de Arronches, tendo sido publicada no Diário da Republica, III Série Nº 192, de 21/08/90, fazendo parte dos seus órgãos sociais, a assembleia-geral, concelho Fiscal e Direcção.
Actualmente a Associação encontra-se sedeada em instalações cedidas a título de empréstimo pela Câmara Municipal de Arronches, tendo a sua fundação partido da carolice e gosto pela música de um grupo de Arronchenses que se uniram juntando esforços e ultrapassando dificuldades.
A Associação Escola de Musica de Arronches, ocupa um espaço cultural significativo na nossa região, através da divulgação da cultura dos usos e costumes e tradições do Alentejo e da nossa terra, Arronches, que Luís de Camões narrou na sua obra épica "Os Lusíadas", e também dar uma ocupação salutar aos jovens do Concelho através da aprendizagem da música.
Presentemente frequentam as aulas de solfejo e prática musical, cerca de 40 alunos, na sua maioria jovens, que ocupam desta forma os seus tempos livres, fazendo alguns deles parte do grupo existente nesta Associação que se designa: "Verde-Maio".
O grupo Verde Maio executa música tradicional Portuguesa, que tem levado a nossa terra a muitos e variados pontos do País, participando em Festas, Romarias, e espectáculos de solidariedade, divulgando assim a nossa música tradicional, tendo já gravado o seu trabalho em cassete áudio e CD, intitulado "Nossa Vida Alentejana".
Quanto à Banda é também uma grande aspiração que os jovens da Escola de Musica pretendem levar em frente visto que o grupo de música Verde Maio lhes deu um grande exemplo e lhes deu o seu apoio ao serem colegas na Escola de Musica.