"Educar em função das situações actuais, significa educar em função das situações futuras"

Prof. Doutor Avelino Bento

sábado, 31 de maio de 2008

Animação

" Animação sociocultural é uma forma de acção sócio-pedagógica que, sem ser a única, se caracteriza pela procura e pela intencionalidade de gerar processos de participação das pessoas em áreas culturais, sociais e educativas que correspondam aos seus próprios interesses e necessidades.
Processa-se a partir de duas super-estruturas – Contextos: Cultural; Social; Educativo. Instituições: Colectividades Locais; Organizações Sociais; Associações Voluntárias.
Percorre quatro dimensões operativas – O Método: que procura a interacção e participação das populações; que funciona como indutor de vivências e reflexão; que define o tipo de intervenção territorial. A acção – que se direcciona no sentido da autonomia e participação colectiva; que se assume como movimento geral de inovação da expressão individual e colectiva. A Mudança – no sentido da transformação de atitudes e de relações inter-individuais e colectivas; para uma posição mais definida na vida quotidiana e uma melhor inserção na sociedade. Os Conteúdos – que valorizem a criatividade como a expressão de si, em observância às questões da estética e da arte, do conhecimento e do saber, dos valores e da ética, da ecologia e da qualidade de vida; que incentivem para a produção, criação e fruição culturais, a partir de interesses e necessidades intrínsecas e extrínsecas; que fomentem a apetência para a participação como a palavra-chave de resolução de muitos dos problemas".

In Bento, A., cit., 2003, p.120.

"A animação Sócio-cultural privilegia, do ponto de vista das interacçãoes sócio-culturais, um saber e um estar adquiridos, capazes de renovar e propor novas atitudes e novas relações sociais. Ela tem, na sua essência, simultaneamente arte, técnica, filosofia e ciência suficientes para torná-la, também, sujeito portador de mudança."
In Bento, A., cit., 2003 , p.105



A função da animação é, definitivamente uma função colectiva. Não pode, nem deve ser atribuída a uma só pessoa, mas a todo um grupo envolvido no processo de animação. Existe, um conjunto de interacções, de articulações, de papéis desempenhados pelo conjunto do grupo, que vai permitir que a função da animação se concretize. Como assunção da experiência comum, a responsabilidade é colectiva, mesmo que o animador desempenhe um papel particular em determinados momentos da vida do grupo.


O animador deve ser um especialista das generalidades, sobretudo um coordenador de grupos, sensível, culto, dinâmico, discreto, solidário e democrata. Um conhecedor de um conjunto de instrumentos que lhe permita tornar eficaz a sua intervenção. Esses conhecimentos são os conhecidos teóricos e práticos que funcionarão como processos de partida para a sua intervenção junto dos grupos.


" O animador sócio-cultural é, de facto, um agente de desenvolvimento. Por essa circunstância, deve desempenhar funções gerais ou específicas conducentes ao êxito da melhoria da qualidade de vida das populações: comprometendo-se a estar atento à tradição, e inovação cultural, obrigando-se a incentivar, apelar e organizar a participação dos indivíduos e tornando-se um ponto de referência dos valores e da democracia".

In Bento, A. ,2003 , p.130.