"Educar em função das situações actuais, significa educar em função das situações futuras"

Prof. Doutor Avelino Bento

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Avaliação Final do Projecto

Concluimos o projecto com algumas noções de como trabalhar em grupo, individualmente, e com diferentes participantes de várias idades.
A aprendizagem decorrente do projecto, é sem dívida de extrema importância para a vida profissional. É-a de sobremaneira.
As dificuldades, os desafios, as barreiras, foram claramente um motivo de força e empenho para o grupo.
A eficiente comunicação, e dinâmica própria do grupo promoveu a entre-ajuda, e contextualizou-nos para a realidade efectiva do local de trabalho.
Um grupo coeso, e bem direccionado consegue superar-se.
Foi, sem dúvida o que aconteceu. As actividades desenvolveram-se sem percalços de maior, com arrojo e audácia por parte do grupo.
Aliado a esta situação o grupo suportou as inumeras deslocações, e inerentes despesas, durante todo o processo de desenvolvimento e implementação do projecto.
Todas as elações retiradas desta rica aprendizagem são de caractér individual, pelo que serão prontamente abordadas nas reflecções finais.

2º Momento do Projecto - Escola Básica 2,3 N.Srª da Luz

Devido a uma alteração da programação escolar, a que fomos alheios, o segundo momento decorreu no dia 4 na Escola Básica de Arronches.
Este segundo momento do projecto previa o desenrolar de actividades de cariz fisico e pré-desportivo.
Nestas, incluimos um Peddy Foto Paper, actividade que não estava prevista, mas que devido ao cancelamento das actividades de dia 30 de manhã, tivemos que substituir algumas actividades previstas tais como slide,tiro com arco e zarabatana e seringaball.

As actividades decorreram no exterior, iniciaram-se pelas 14.30 com o peddy Foto Paper,. Na realização desta actividade surgiram alguns contratempos, como foi o caso das marcações das estações, por falha do grupo.
Prontamente foi criada uma estratégia que resolveu a situação.
Seguidamente as restantes actividades fluiram de forma natural.
De frisar que os participantes tinham idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos. Este facto levou a um esforço acrescido do grupo no sentido de captar e dinamizar os participantes para as actividades.
Notou-se nos participantes um claro défice de actividades extra-curriculares de cariz vário .
É urgente arranjar alternativas sociais, culturais,artisticas e educativas como uma estratégia clara, no sentido de cativar a população mais jovem a desenvolver e dinamizar actividades extra-curriculares.